Licenciatura a Distância

Ficha da disciplina

Processos de Ensino e Aprendizagem

Código:EADEDU001Grupo:4- Disciplinas Pedagógicas Previsão de oferta:
CHS:4Pré-requisito(s): Período de registro:18-06-2014 -- 25-06-2014

Ementa

Contribuições da Psicologia para a compreensão das relações ensino/aprendizagem. A sala de aula como espaço de aprendizagem e desenvolvimento. O papel do professor na relação de aprendizagem. A construção de conhecimentos e avaliação da aprendizagem.

Programa

As relações da Psicologia com a Educação. A relação sujeito/objeto no processo de construção do conhecimento focalizando as perspectivas psicológicas: objetivista. subjetivista. cognitivista. sócio-histórica. A relação desenvolvimento/aprendizagem e a prática escolar. O ponto de vista piagetiano. O ponto de vista vygotskiano.

Bibliografia básica

ALENCAR, E. S. (Org.) Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Cortez, 1992. v 1.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento. 1 ed. São Paulo: Scipione, 1995. v 1.

Bibliografia complementar

BAQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. v 1.
COLL, C. O construtivismo na sala de aula. 1 ed. São Paulo: Ática, 1997. v 1.
COLL SALVADOR, C. et al. Psicologia da educação. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. v 1.
FREITAS, M. T. A. O Pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. 1 ed. Campinas: Papirus, 1994. v 1.
FREITAS, M. T. A. Vygotsky & Bakhtin - Psicologia e Educação: um intertexto. 1 ed. São Paulo: Ática, 1994. v 1.
FREITAS, M. T. A. (Org.) Vygotsky: um século depois. 1 ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 1998. v 1.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. 1 ed. São Paulo: EPU, 1986. v 1.
MOLL, L. C. Vygotsky e a educação. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. v 1.
PIAGET, J . Seis estudos de psicologia. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990. v 1.

Voltar






Tweetar