Licenciatura a Distância

Ficha da disciplina

Informática no Ensino de Física

Código:UABFIS030Grupo:5- Disciplinas de Prática de Ensino Previsão de oferta: 1º Sem. 2018
CHS:4Pré-requisito(s): UABFIS016 Período de registro:18-06-2014 -- 25-06-2014

Ementa

Introdução à arquitetura e à estrutura da linguagem computacional. Apresentação e discussão de programas computacionais para o ensino de ciências em um ambiente de sala de aula e de laboratório didático. Programas aplicativos; planilha eletrônica, pacotes estáticos, banco de dados. Critérios e instrumentos para avaliação de softwares educativos.

Programa

Computadores no ensino de Física. Modellus. Funções e Gráficos. Cinemática. Equações diferenciais com o Modellus. Modelos populacionais. O oscilador harmônico. Medidas com o Modellus. Controlando simulações no Modellus. Introdução ao Logo. Programação em Logo. Movimento de projéteis. Exercícios sobre o movimento de projéteis. Movimento orbital.

Bibliografia básica

AGUIAR, C. E. Informática para o Ensino de Física. 1 ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. v 1.
TEODORO, V. D. Modellus: Learning Physics with Mathematical Modelling, Tese de Doutorado. 1 ed. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2003. v 1.

Bibliografia complementar

ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Atividades de modelagem computacional no auxílio à interpretação de gráficos da cinemática, Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, no. 2, p. 179-184. 1 ed. São Paulo: SBF, 2004. v 0.
VEIT, E. A.; TEODORO, V. D. Modelagem no ensino-aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física,vol. 24, no. 2, p. 87-96. 1 ed. São Paulo: SBF, 2002. v 1.
VEIT, E. A.; MORS, P. M.; TEODORO, V. D. TEODORO, V. D. Ilustrando a segunda lei de Newton no século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Física,no. 2, p.176-184. 1 ed. São Paulo: SBF, 2002. v 24.

Voltar






Tweetar