Licenciatura a Distância

Ensino a distância

Fazer o curso de Física a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora pode ser uma experiência ao mesmo tempo inspiradora e desafiadora. Contudo, obstáculos existem, e podem surgir dúvidas. Será que consigo? Vou ter o tempo necessário? Valerá a pena? Aqui você encontrará a resposta a algumas dessas questões.

Não há como mudar as limitações e encargos que o trabalho e a vida familiar nos impõem, mas podemos mostrar a você como a UFJF pode tornar mais fácil para os estudantes descobrir e desenvolver seu verdadeiro potencial.

Por exemplo, o ensino a distância permite a você estudar em casa, no trabalho ou até no ônibus, aproveitando bem seu tempo. Fazendo uma escolha adequada de disciplinas, é possível adequar o tempo necessário para o estudo ao seu tempo disponível.

No ensino a distância você tem um suporte de tutores, que os alunos de cursos presenciais não costumam ter. O material didático do ensino a distância é mais portável, permitindo que você estude no computador, em tablets e até em celulares. Os tutores o auxiliam em estudos dirigidos, e você administra seu tempo, em casa ou onde você queira - lendo, assistindo ou ouvindo o material de estudo fornecido, fazendo as atividades do curso e as tarefas com suporte de seu tutor.

Suporte

Você terá completo suporte durante todos seus estudos, com um tutor para guiá-lo, orientá-lo e oferecer retornos em suas tarefas. Seu tutor poderá ser contatado online, por e-mail ou em fóruns.

Você também poderá encontrar-se com outros estudantes em grupos informais de estudo ou em tutoriais nos polos.

Tutoriais e aulas de laboratório

Tutoriais são opcionais e dão a você uma chance de encontrar seu tutor presencial e outros estudantes, e para receber retorno em suas tarefas.

As aulas de laboratório são um componente importante no curso de Física. As aulas de laboratório são programadas no polo ou nos laboratórios da UFJF, sendo a presença obrigatória para aprovação.

Onde posso estudar?

A resposta é simples: em qualquer lugar onde você more, desde que tenha acesso à internet e possa deslocar-se a uma cidade polo para as atividades presenciais do curso. O polo tem computadores e o acesso à internet, se você não dispuser desses recursos. Você precisará ir ao polo uma ou duas vezes por mês, para aulas de laboratório, participar de grupos de estudo ou para avaliações presenciais. Veja aqui quais as cidades polos disponíveis.

Como devo planejar os estudos?

No ensino a distância um bom planejamento é fundamental para o sucesso! Devem ser considerados:

  1. Qual o objetivo a ser atingido.
    O objetivo a ser atingido define quais as disciplinas a serem cursadas. Embora o objetivo maior do curso seja conseguir o diploma, você pode definir objetivos mais imediatos. Acontece às vezes do aluno não fazer nenhum tipo de planejamento e tentar fazer o máximo de disciplinas para conseguir o diploma mais rapidamente. Isso deve ser evitado, porque certamente o rendimento será baixo, e há um risco grande de no final do semestre o número de disciplinas em que se conseguiu aprovação ser menor do que seria se ele tivesse matriculado em um número menor de disciplinas.
  2. O nível das disciplinas a serem cursadas.
    O nível das disciplinas é definido pelo Grupo a que a disciplina pertence (veja a estruturação do curso em Grupos de disciplinas.) É preciso saber se você tem as habilidades e conhecimentos exigidos para um bom aproveitamento das disciplinas que você está pretendendo fazer e também o tempo que exigirá de dedicação. Você deve prestar atenção nos pré-requisitos indicados para cada disciplina e também na carga horária semanal de cada disciplina. A carga horária semanal é uma boa medida do tempo que você precisará dedicar à disciplina.
  3. Seu tempo disponível.
    O seu tempo disponível para estudo define o ritmo de seus estudos. Confrontando o tempo necessário para cada disciplina com o seu tempo disponível, você terá uma medida do rendimento de seus estudos.
    Como calcular o tempo disponível? É preciso fazer uma tabela, do tipo
    SegundaTerça QuartaQuintaSextaSábadoDomingo
    Manhã
    Tarde
    Noite
    e colocar nela todas as atividades às quais você precisa dedicar seu tempo. Isso permitirá identificar o tempo que você tem para dedicar aos estudos. O tempo livre para estudar não deve ser inferior à soma das cargas horárias das disciplinas que você pretende fazer!
Embora o planejamento dos estudos possa de início parecer complicado, logo você terá uma medida de sua capacidade de estudo e descobrirá rapidamente em quantas disciplinas pode matricular-se de cada vez. O curso tem tutores que podem auxiliar você, discutindo suas dificuldades e fornecendo informações que o ajudarão a tomar decisões. É importante que você saiba que pode contar com o auxílio de pessoas mais experientes. Não deixe de solicitar ajuda sempre que achar necessário!

Notícias

O curso de Física a distância da UFJF alcançou nota máxima na avaliação do INEP!

Leia os Guias do Curso e do Aluno:

Biblioteca Virtual

Os alunos do cursos a distância da UFJF tem acesso à biblioteca virtual! Veja aqui as instruções para configuração do navegador