Licenciatura a Distância

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Física a Distância é obrigatório para a obtenção do diploma. Na matriz curricular, é uma disciplina (EADFIS028 - Trabalho de Conclusão de Curso) que está localizada no nono período, e tem como pré-requisito a disciplina EADEDU030 - Estágio Supervisionado em Ensino de Física I

O aluno deve procurar um orientador para seu TCC quando chegar ao sétimo período do curso.

Para matricular-se na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deve elaborar um projeto de TCC com o apoio de um professor. Tendo elaborado o projeto, esse deve ser anexado ao formulário de matrícula e enviado para a Coordenação do Curso. O projeto deve ser elaborado de acordo com o modelo abaixo:

O Trabalho de conclusão de Curso deve ser elaborado de acordo com o Modelo de TCC

Obs.: para visualização desses modelos é preciso baixar e instalar o editor de textos gratuito LibreOffice

Segundo as normas do curso, o TCC é uma atividade de síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, que pode ter um caráter interdisciplinar e tendo como foco principal o ensino de Física.

Da realização do TCC

O TCC é uma atividade de caráter individual e pressupõe:
  1. a elaboração de uma monografia de acordo com o formato estabelecido pelo Colegiado de Curso; ou
  2. a produção de objeto educacional (projeto de ensino, sequencia didática, software educativo, etc.)
  3. a publicação ou aceite de publicação de um artigo científico na área de ensino de Física, ou
  4. a apresentação de um trabalho em ensino de Física em evento científico com comitê científico.

Para a realização do TCC, o aluno deve requerer junto à Coordenação de Curso, no período de matrículas do calendário oficial da UFJF, a sua matrícula em Trabalho de Conclusão do Curso (EADFIS028) mediante apresentação de proposta de projeto de realização de TCC, de acordo com o formato estabelecido pelo Colegiado de Curso.

Compete ao Professor Orientador:

Do Exame do TCC

O aluno autor do TCC deve encaminhar ao Colegiado de Curso uma cópia digital do trabalho e a proposta de composição de banca e de data de defesa do TCC.

A banca examinadora é constituída por no mínimo três examinadores, tendo o Professor Orientador como seu Presidente.Os demais examinadores podem ser membros do Colegiado de Curso ou outros convidados que podem compor a banca, mediante aprovação do Colegiado de Curso.

A defesa do TCC é realizada em sessão pública, através de apresentação oral pelo autor e arguição pelos membros da banca.

Notícias

O curso de Física a distância da UFJF alcançou nota máxima na avaliação do INEP!

Leia os Guias do Curso e do Aluno:

Biblioteca Virtual

Os alunos do cursos a distância da UFJF tem acesso à biblioteca virtual! Veja aqui as instruções para configuração do navegador




Tweetar