3.1.1 Compilador

O compilador é o responsável em gerar um programa executável a partir dos comandos que foi colocado no arquivo fonte do programa. A idéia básica consiste em gerarmos um arquivo texto contendo as linhas de comando próprias da linguagem, então utilizamos um compilador para gerar um outro arquivo que pode ser executado no computador. O arquivo executável é um arquivo binário (que não é tipo texto, ascii) com instruções de baixo nível, ou seja, o mais próximo possível da linguagem do computador ou linguagem de máquina. Podemos dizer que o compilador é um programa de computador que faz a tradução entre o arquivo texto com os comandos da linguagem específica (fortran, c, c++) e o arquivo executável, um tradutor.

Outra classe de linguagem de programação consiste em ter seu código interpretado, não necessitando de compilação do código fonte como por exemplo e bash, phyton, perl, entre outros. Aqui no curso não trabalharemos com estes tipos de linguagem interpretadas, limitaremos somente ao Fotran 90. Talvez em um determinado momento faremos uso do bash para criarmos scripts afim de facilitarmos o processo de execução de alguns programas, no intuito de automatizar processos repetitivos sem a necessidade de digitar algo por n-vezes consecutivas.

Dentro do GNU/Linux temos um compilador de fortran 90/95 conhecido como gfortran. Dentre outros compiladores fotran temos o compilador da Intel (ifort) 3.2, Portland (pgif90)3.3, NAG Fortran Compiler3.4.

Para fazermos uso de um compilador e termos um programa executável, precisamos inicialmente construir um código fonte que contenha as instruções do que desejamos fazer.

comentário: o computador é uma máquina que foi feita para receber ordens e executá-las, no entanto ao perceber que o computador está executando as tarefas de modo estranho ou como você não gostaria, tenha certeza que a ordem foi mal dada. Não adianta ficar nervoso(a), se o computador está dando o resultado errado é porque você está mandando ele fazer a coisa errada, se quiser que faça a coisa certa, mande ele fazer a coisa certa.

O primeiro programa que iremos fazer é fazer um programa que escreva uma frase na tela. Com um editor de texto (comando joe prog1.f90) crie um arquivo chamado prog1.f90, com o conteúdo abaixo:

! Programa inicial que imprimi na tela 
! alguma mensagem desejada.
! DD/MM/AAAA por programador iniciante
! OBS: Tudo que esta a direita do simbolo de exclamacao
!      e um comentario e nao faz parte da sintaxe do
!      fortran 90.

! Inicio do programa
program prog1

! linha obrigatoria em todos os programas que iremos fazer
implicit none
!
        ! comando para imprimir na tela
        ! tudo que esta entre aspas eh considerado como texto
        write(*,*) "Boa tarde turma de fiscomp!"
        !!! Significado do comando write
        ! write = escreva
        ! (*,*)
        !  |----> onde (tela, arquivo, usb, impressora, etc)
        !    |-->como em relacao seu formato (formato livre)
        !
        write(*,*) "Hoje e dia 30/02/20XX. Boa tarde!"

! Final do programa 
stop
end program prog1

Com o arquivo do programa salvo, compile com o comando:

gfortran -o prog1.x prog1.f90

Estamos dizendo ao compilador para não gerar o objeto3.5 e pedindo para ele gerar um executável prog1.x a partir do arquivo prog1.f90. Execute o programa gerado da forma:

./prog1.x

o resultado deve ser como o mostrado na figura 3.1.1.

Image prog1