2.1.1 Conexão Via SSH

comentário: A infraestrutura para o curso é composta por um laboratório computacional contendo vários computadores com acesso à internet e com o sistema operacional linux. Todas as atividades do laboratório serão realizadas acessando um computador remotamente através de um console (também conhecido como shell) pela linha de comando, não teremos a necessidade de utilizar o ambiente gráfico a não ser quando for necessário visualizar resultados por um gráfico.

No linux temos vários terminais para execução de linhas de comando em função dos diversos ambientes gráficos existentes. Em geral os programas que dão acessos à terminais são: xterm, konsole, gnome-terminal e tem a aparência conforme a figura 2.1.1.

Image terminal

Com o terminal aberto, o comando para se conectar remotamente em uma outra máquina é o ssh. A sintaxe do comando é:

ssh usuario@computador.dominio

ou

ssh -l usuario computador.dominio

Em que ssh é o comando, usuario é o nome do usuário que deve ter uma conta cadastrada na máquina remota e computador.dominio é o nome do computador remoto a ser acessado. Após teclado o comando completo e o enter será pedido uma senha pessoal inicialmente cadastrada na máquina remota.

comentário: Para trocar a senha da máquina remota basta executar o comando passwd e então será solicitado a atual senha, depois a nova senha em seguida a confirmação da nova senha.

comentário: Na figura 2.1.1 o quadrado branco que aparece é chamado de prompt de comando onde serão digitados os comandos. O que antecede este quadrado branco é em geral usuario@computador o a conta do usuário usuario e computador atual. Note que ao abrir o terminal na linha do prompt de comando temos um usuario e o nome do computador atual e após conectar no computador remoto teremos um outro usuário e o nome do computador remoto.