2.1.4 Exportando Aplicativo Gráfico

Uma da habilidades do sistema operacional que estamos utilizando é a possibilidade de utilizar algum aplicativo gráfico da máquina remota como um editor de texto (gedit e kate), auxiliar para fazer gráficos (xmgrace e gnuplot), planilha eletrônica (openoffice-calc - oocalc), navegador de internet (firefox), gerenciador de arquivos (nautilus). Para que isso seja possível basta adicionarmos a opção -XA no comando de conexão ssh, como no exemplo abaixo.

ssh -XA usuario@computador.dominio

ou

ssh -XA -l usuario computador.dominio

Depois de conectado na máquina remota é só executar o comando do aplicativo, por exemplo o editor de texto gedit. Dependendo da distância e da conexão da internet o aplicativo gráfico pode ficar lento e algumas vezes inviável sendo mais vantajoso a utilização do aplicativo no modo da linha de comandos.

A importância em saber utilizar a linha de comando é que muitas vezes teremos acesso à uma rede de computadores em outros locais onde a presença física é inviável devido à distância e também por ser inviável sentar em cada computador para colocar um computador para fazer as contas, aqui temos a facilidade de poder fazer tudo isso a partir da nossa estação de trabalho. Dentre esses computadores podemos citar por exemplo o Centro Nacional de Computação de Alto Desempenho de Campinas (CENAPAD - Campinas - SP), entro outros centros de computação de alto desempenho existentes no Brasil que nos permite mediante cadastramento de projeto de pesquisa a utilização dos recursos computacionais. Então não temos que ir à cidade de Campinas - SP todas as vezes que desejarmos executar alguns programas da nossa pesquisa científica.

Dentro do que for possível seria muito interessante aprender a utilizar o programa gnuplot, dentro do próprio shell temos um manual e também no sítio oficial do programa temos disponível o manual completo.