Licenciatura a Distância

Disciplinas isoladas

Matricular-se em disciplinas isoladas pode ser uma boa opção para quem quer conhecer como funciona na prática o curso de Física a distância, antes de tentar o processo seletivo para o curso regular. As disciplinas cursadas nessa modalidade de matrícula podem mais tarde ser aproveitadas se você resolver ingressar no curso regular. Além disso, cursando certos grupos de disciplinas, são concedidos Certificados, que vão melhorar seu currículo e aumentar as chances de conseguir um bom emprego.

Uma vantagem adicional de inscrever-se em disciplinas isoladas é que no processo de inscrição seu histórico é analisado e são estabelecidas equivalências entre as disciplinas cursadas por você e as disciplinas do currículo do curso de Física. Você ficará sabendo então, se resolver fazer o curso regular, quais são exatamente as disciplinas que ainda precisam ser cursadas para obter o diploma de Licenciado em Física.

Registre-se

Se você estiver interessado em matricular-se em disciplinas isoladas, registre-se para receber informações por e-mail sobre a abertura do próximo processo de inscrição.

Condições

A matrícula em disciplinas isoladas é permitida para graduados e para graduandos em outras Instituições de Ensino Superior, e também para ex-alunos que tenham interrompido o curso de Física por qualquer motivo, nas seguintes condições:

- Existência de vagas na disciplina ou conjunto de disciplinas;

- As disciplinas cursadas na IES de origem sejam consideradas equivalentes às exigidas como pré-requisitos;

- O candidato a cursar a disciplina isolada deve fornecer a documentação e informações solicitadas no prazo estabelecido.

- Nesse semestre não estaremos oferecendo treinamento para a plataforma de ensino a distância. Assim, é desejável que os interessados já possuam alguma experiência com a metodologia do ensino a distância para melhor aproveitamento.

- Os interessados em disciplinas isoladas precisam também estar cientes que há duas avaliações presenciais que são realizadas no polo.

- As disciplinas práticas exigem, além disso, cerca de seis aulas presenciais no polo ou em Juiz de Fora, dependendo da disciplina.

Procedimento para inscrição

1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

PARA QUEM JÁ POSSUI REGISTRO EM DISCIPLINA ISOLADA NA UFJF:
- GRADUADOS e EX-ALUNOS: Apenas preencher o formulário de inscrição (a ser disponibilizado) ;
- GRADUANDOS*: Apresentar atestado de matrícula (ou de trancamento) em documento próprio, atualizado, carimbado e assinado pela Instituição de origem, Histórico Escolar e ementas das disciplinas cursadas em documento timbrado da Instituição.
*OBS. O candidato que já possui registro como graduando e que tenha concluído o curso, deverá apresentar cópia do Diploma e do Histórico Escolar.

PARA QUEM ESTÁ FAZENDO O PRIMEIRO REGISTRO:
- Preencher o formulário de inscrição (a ser disponibilizado)
- GRADUADOS: Apresentar cópia do Histórico Escolar* carimbado e assinado pela Instituição de origem e do Diploma (ou declaração de conclusão do curso com a informação de que solicitou o registro de Diploma) e ementas das disciplinas cursadas em documento timbrado da Instituição.
- GRADUANDOS: Apresentar atestado de matrícula (ou trancamento) em documento próprio, atualizado, carimbado e assinado pela Instituição de origem, Histórico Escolar* e ementas das disciplinas cursadas em documento timbrado da Instituição.
*OBS: Não será aceito protocolo de pedido de Histórico Escolar. Também não serão aceitos documentos originais, somente serão recebidas cópias simples.

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2. DO LIMITE DE CRÉDITOS:

- GRADUADOS: É permitido cursar na UFJF, como disciplina isolada, não havendo limite de créditos por semestre, no máximo 50 (cinquenta) créditos;
- GRADUANDOS: É permitido cursar na UFJF, como disciplina isolada, no máximo 24 (vinte e quatro) créditos, sendo, no máximo 12 (doze) créditos por semestre.

3. DA INSCRIÇÃO:

Os interessados em disciplinas isoladas deverão enviar a documentação especificada no item 1 mais o formulário (a ser disponibilizado) preenchido para a Secretaria do Curso de Física por correio ou e-mail no período de inscrição. Após o recebimento do pedido de inscrição, a Secretaria enviará por e-mail ao interessado a confirmação do recebimento da documentação e instruções para o acompanhamento de seu pedido de inscrição.
O preenchimento do formulário de insrição é de inteira responsabilidade do requerente. Nomes e códigos de disciplinas devem ser obtidos no site do curso de Física.
Não são permitidas, acarretando no indeferimento, as inscrições:
- Em disciplinas que exijam pré-requisito não cursado pelo requerente;
- Em caso de falta de documentação exigida no momento da inscrição (item 1);

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4. DA SELEÇÃO:

O processo de seleção consiste na análise de vagas das disciplinas que estão em carga, cuja listagem é anunciada na programação de disciplinas. A matrícula está condicionada à existência de vaga, ao pré-requisito cursado e à documentação completa. A análise dos requerimentos, obedecerá as normas estabelecidas em resolução do Colegiado de Curso.

5. DO RESULTADO:

O resultado da seleção será divulgado no site do curso e por e-mail.

6. DA REMOÇÃO:

A remoção consiste no ato de solicitar que a(s) matrícula(s) deferida(s) para alguma(s) disciplina(s) isolada(s) seja(m) removida(s) do comprovante de matrícula:
- A remoção de disciplina deverá, obrigatoriamente, ser requerida por e-mail dirigido à Coordenação do Curso;
- O pagamento deverá ser efetuado para as disciplinas não removidas.
Obs. Após a confirmação da matrícula e o pagamento da taxa de inscrição, o usuário não poderá solicitar remoção de disciplina e não haverá reembolso no caso de desistência.

7. DO PAGAMENTO:

Após verificar o resultado da seleção, o interessado deverá realizar o pagamento da taxa de matrícula para as disciplinas com matrícula deferida. A cópia do comprovante de pagamento deve ser enviada para a Secretaria do Curso, por correio ou e-mail. O pagamento deverá ser realizado somente após a divulgação do resultado (item 5) e deverá ser realizado no prazo que for estipulado, de acordo com as orientações enviadas por e-mail aos candidatos pela Secretaria de Curso. Efetuado o pagamento, não haverá o reembolso da taxa em caso de desistência.

8. DA CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA:

Após a Secretaria do Curso receber o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, o candidato receberá por e-mail uma senha e as instruções para acessar a plataforma de ensino.

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