Licenciatura a Distância

Ficha da disciplina

Libras

Código:EADEDU022Grupo:4- Disciplinas Pedagógicas Previsão de oferta: 1º Sem. 2019
CHS:4Pré-requisito(s): Período de registro:18-06-2014 -- 25-06-2014

Ementa

Desenvolvimento, em nível básico, das habilidades de compreensão e expressão necessárias à comunicação com surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira - Libras. Introdução ao estudo das visões sobre a surdez e sobre a educação de surdos. Conhecimentos básicos sobre os fundamentos linguísticos da Libras. Estudo de aspectos culturais dos surdos brasileiros e suas implicações educacionais. OBJETIVOS: a) Conhecer os fundamentos linguísticos da Língua de Sinais Brasileira e desenvolver as habilidades mínimas necessárias para a compreensão, expressão e comunicação nessa língua. b) Refletir acerca dos fundamentos da educação bilíngue de surdos em relação às propostas e às perspectivas atuais da educação especial e da educação inclusiva. c) Refletir criticamente sobre a ação das escolas inclusivas e especiais e sobre as diferentes visões clínico-terapêuticas e sócio-antropológicas que orientam essa ação. d) Caracterizar a surdez e suas especificidades, em relação aos aspectos clínicos, sócio-antropólogicos, culturais e linguísticos. e) Abordar aspectos teóricos e práticos importantes ao processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência auditiva e dos surdos sinalizadores. f) Desenvolver e/ ou aperfeiçoar os conhecimentos e as habilidades necessárias à atuação do professor na educação especial e inclusiva de surdos.

Programa

UNIDADE I Fundamentos da educação de surdos: 1.1- História da educação de surdos e filosofias educacionais: oralismo, comunicação total e bilingüismo. 1.2- A legislação brasileira e os documentos (nacionais e internacionais) relacionados à educação de surdos. 1.3- Visões da Surdez: visão clínico-terapêutica versus visão sócio-antropológica. 1.4- Conceitos básicos: linguagem, língua, surdez, pessoa surda, pessoa com deficiência auditiva (D.A.), dentre outros. 1.5- Perspectivas atuais da educação bilíngue de surdos. 1.6- Aspectos culturais e identidade(s) da Comunidade Surda. UNIDADE II Fundamentos linguísticos da Libras: 2.1- Diferenças e semelhanças entre as línguas orais e as de sinais. 2.2- O Plano Fonológico da Libras: os cinco parâmetros (CM, L, M, Or, ENM). 2.3- Morfossintaxe da Libras. 2.4- Aspectos semânticos e pragmáticos da Libras. 2.5- Corporeidade: consciência corporal e expressões físicas e sua importância na interação em Libras. 2.6- Classificadores em Língua de Sinais. 2.7- Vocabulário Básico da Libras/ interação em Libras.

Bibliografia básica

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira. 1 ed. São Paulo: Edusp, 2001. v 1.
KARNOPP, L. B.; QUADROS, R. M. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. 1 ed. Porto Alegre: Porto Alegre: Artmed, 2004. v 1.
NOVAES, E. C. Surdos: educação, direito e cidadania. 1 ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Wak, 2010. v 1.

Bibliografia complementar

PEREIRA, M. C. C. Libras: conhecimento além dos sinais. 1 ed. São Paulo: São Paulo: Pearson, 2011. v 1.
PEREIRA, R. C. Surdez: aquisição de linguagem e inclusão social. 1 ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Revinter, 2008. v 1.

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